quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Você está endividado?

2013 chegou  e junto as contas de início de ano, além da fatura do cartão de crédito, tem o material escolar, a matrícula da escola ou da faculdade, e os famosos Is: Ipva, Iptu, Iii... dancei!!
 
 
 
 
Não se desespere, veja aqui algumas dicas para evitar o superendividamento:
 

 . organize as suas contas e saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta;

 . gaste menos do que você ganha e tenha sempre uma reserva na poupança para os imprevistos

 
. somente contraia empréstimos e financiamentos se for realmente necessário. O ideal é juntar o dinheiro e comprar à vista com desconto, se possível
 
. elabore um plano de ação, lembrando sempre que, não existe fórmula mágica, pense no possível: aumente a renda ou reduza as despesas, ou os dois. 

 

 . reúna a família e busque uma solução conjunta, com calma e sem culpar a ninguém, seja sincero e firme, demonstrando que a situação é crítica, mas temporária. Ensine aos seus filhos como lidar com o dinheiro sem fazer dele a coisa mais importante do mundo.

. cumpra tudo o que foi planejado, de nada adianta você planejar, conversar com a família e buscar soluções se você não cumprir à risca tudo o que está em seu plano de ação. Daqui para frente tente pensar antes de consumir.

  É perfeitamente aceitável que nós queiramos aumentar nossas rendas e viver com mais conforto, mas por favor, não transforme isso em neurose, não se desgate.
Vá se divertir, cuidar da sua família.

Lembre-se que o dinheiro é um meio e
não um objetivo de vida.

Objetivos de vida devem ser coisas profundas e que tragam bem estar espiritual: ter mais saúde, mais alegria, fortalecer a fé, buscar mais conhecimentos, melhorar a si mesmo.
Boa sorte!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário